DESENVOLVIMENTO INFANTIL
INFANTIL - 4 E 5 ANOS
DE IDADE
PSICÓLOGAS: ÍVINA PAIVA
LUCIANA OLIVEIRA
JULIANA KAMIO
PEDAGOGA: TATIANA MENDONÇA
SETEMBRO DE 2013
Apresentaremos a seguir características GERAIS de crianças de 4 e 5 anos de idade. Não quer dizer que todas as crianças DEVEM apresentá-las ao atingir as referidas idades, ou que a ausência de alguma característica aponte, necessariamente, para alguma patologia. Tudo vai depender do contexto BIOPSICOSSOCIAL ao qual a criança está inserida, e de como foi exposta a situações de estimulação e de aprendizagem.
4 ANOS – DESTREZAS
SOCIOAFETIVAS
Separa-se facilmente de sua mãe.
É empreendedora, independente e toma a iniciativa, no entanto, manifesta certas inseguranças e medos sociais. Explora seu corpo e o mundo.
Veste-se e despe-se sem ajuda.
Amarra o cordão dos sapatos.
Tem noção do perigo.
É amante da ordem e do cuidado.
Gosta de estar em casa e compartilhar com a família, mas também interage com outras crianças.
É capaz de expressar e controlar da melhor maneira seus sentimentos e emoções, mostrando-se afetuosa de forma espontânea e não sendo tão exigente com suas demandas como nos meses anteriores. No entanto, ainda tem dificuldade de compartilhar e pode ter mudanças repentinas de humor e comportamentos agressivos. A criança participa de jogos com regras, tradicionais e de papéis. Nos primeiros, poderá cumprir as regras, mas geralmente trata de impor suas próprias regras.
Sua noção de justiça terá traços egocêntricos. Em situações de diferença verbal argumentará com base em justificativas não relevantes: “É meu porque sou maior”.
Interioriza regras do seu contexto social. Sabe que há coisas que não devem ser feitas e que podem ser penalizadas.
Incorpora normas sociais, mostrando regras de educação: cumprimenta, despede-se, diz
"por favor" e "obrigado!".
Confunde realidade com fantasia e às vezes parece mentir, porém são apenas relatos da sua imaginação.
4 ANOS – LINGUAGEM E