Caracterização de íons Relatório
Escola de Engenharia de Lorena – EEL
Colégio Técnico de Lorena
”Prof. Nelson Pesciotta” Cotel
Relatório de Química Geral Experimental
Alunos: Lucas Costa, Geovani Fernandes e Luis Guilherme Salotti
Lorena
2015
1. Assunto: Reações de caracterização de cátions e ânions.
2. Objetivo: Desenvolver o hábito técnico de interpretação precisa dos fenômenos físico-químicos capazes de ocorrerem na caracterizações aquosas de pesquisa e identificação de cátions e de ânions (reações químicas). Equacionar, em termos moleculares e estequiométricos, as reações iônicas inseridas nos textos analíticos experimentais.
3. Introdução:
3.1. Reação química:
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na inter conversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Ocorre quando certas substâncias transformam-se em outras. Para que isso ocorra, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser reestabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente, na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais.
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias diferentes das que existiam antes, confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudanças de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda parte e a