DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O presente trabalho consiste na aplicação do teste do Piaget em duas crianças e na correlação destes resultados com a fundamentação teórica a respeito das fases de desenvolvimento proposta, também, por Piaget. Ao longo deste texto serão encontradas, inicialmente, as informações necessárias para compreender quem são as crianças submetidas à testagem, e, posteriormente, as informações a cerca das fases de desenvolvimento e os resultados obtidos pelas crianças nos testes.
Vinicius tem 6 anos e Barbara tem 9 anos, são irmãos, filhos de Adriana, que trabalha de auxiliar financeiro, e de Claudio que é manobrista . Adriana e Claudio moram juntos, tem outro filho, que se chama Luiz Fernando, que é o mais velho com 18 anos. Residem todos em uma Casa na Fazenda Santo Antonio- SJ.
ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: DOS 2 AOS 7 ANOS
É neste estágio que a criança desenvolve a função simbólica que irá permitir a substituição do objeto ou acontecimento real por uma representação dele. Isto permite a criança criar ‘imagens mentais’ na ausência dos objetos ou das ações, permitindo, fantasiar, fazer uso do jogo simbólico, dar vida aos objetos e, também, o uso da linguagem (SOBRENOMEAUTORA, ANO).
Com o surgimento da função simbólica, e da linguagem, se desenvolve a possibilidade de expressar ações do passado através de narrativa e, também, ações futuras. Também permite à criança a ingressar no mundo Social e no mundo das Representações Internas (SOBRENOMEAUTORA, ANO).
Apesar disso, até por volta de meados dessa fase, quatro anos, a criança tende a caracterizar objetos semelhantes como idênticos por conta de uma falsa lógica (que caracteriza o raciocínio translucido, pré-lógico) que é ainda governada pela percepção. – A criança se demonstra incapaz de compreender que a quantidade pode permanecer a mesma embora mude seu aspecto e aparência, problema com a conservação (SOBRENOMEAUTORA, ANO).
A criança