Desenvolvimento infantil
Prof. Adriana da Silva Turbay
|Aluno(a): |Aline Cristina Borsari Murayama |
Elabore um texto, de no máximo cinco parágrafos, sobre a importância de se reconhecer as diferentes fases do desenvolvimento, considerando convivência cotidiana, aprendizado e condições existenciais de crianças e adolescentes.
Nota: Utilize o texto “Reflexões sobre o desenvolvimento da criança” como base teórico prática para sua elaboração e, se necessário, o artigo indicado no link do material de apoio.
“Bebês e crianças pequenas não são lousas das quais o passado pode ser apagado com um espanador ou esponja, mas seres humanos que trazem em seu íntimo suas experiências anteriores e cujo comportamento no presente é profundamente afetado pelo que aconteceu antes” (Bowlby,J., Maternal Care and Mental Health, Genebra, 1961).
O modo como concebemos a infância constitui-se numa categoria social construída recentemente na história da humanidade. De acordo com Philippe Ariès (1978 apud Frota, 2007), a emergência do sentimento de infância, como uma consciência da particularidade infantil, foi uma criação da modernidade decorrente de um longo processo histórico e de determinadas condições socioculturais, e não uma herança natural, sendo um equivoco querer analisar todas as infâncias e todas as crianças com o mesmo referencial. A partir disso, podemos considerar que a concepção de infância muda com o tempo e com os diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Portanto, as crianças de hoje não são exatamente iguais às de ontem, nem serão idênticas às de amanhã. Considerar a convivência cotidiana, o aprendizado e as condições existenciais de crianças e adolescentes, reconhecendo suas peculiaridades no processo do desenvolvimento infantil, é fundamental dentro de uma perspectiva da Psicologia historicocultural, que