Desenvolvimento infantil na perspectiva de Jean Piaget
Para Piaget o aprendizado é um processo gradual no qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma sequencia lógica. Com sua teoria Piaget pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças desordenadas e previsíveis as quais denomina de estágios e períodos do desenvolvimento.
Fases do Desenvolvimento Infantil Segundo Piaget:
1- Período Sensório-motor (0 a 2 anos)
2- Pré-operacional (2 a 7 anos)
3- Operatório concreto (7 a 12 anos)
4- Operatório formal (12 anos)
A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A função que integra essas estruturas e sua mudança é a inteligência.
Estágio Sensório-Motor (0-2 anos) (1-4 meses)
O bebê relaciona-se com o mundo através dos sentidos e da ação. Os reflexos inatos proporcionam-lhe um repertório mínimo de condutas, mas que é suficiente para sobreviver. Respirar, chorar, sugar o leite materno é determinado hereditariedade e manifestam-se sob forma de reflexos inatos. Toques físicos permanentes e o reconhecimento do ambiente.
(4 a 8 meses)
Neste estágio a criança já interage com o meio, sua estrutura já não é mais só biológica, os novos esquemas são mais ricos e variados e possibilitam uma atividade mais liberada. A assimilação generalizadora com os objetos é muito ativa, a criança explora com curiosidade aplicando esquemas conhecidos associados a efeitos que já é capaz de antecipar tais como: chupar, sacudir e bater.
Novos movimentos provocam ações sobre as coisas: pequenos barulhos, movimentos que estimulam o interesse.
(8 a 12 meses)
Progressos nas habilidades de imitação aproximada. Entre chocar de mãos quando deve bater palmas. Progressos nas