Biologia
2) - Mitocôndrias: são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma. As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular. As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula.
- Cloroplasto: Cloroplastos são organelas presentes nas células de vegetais e de outros organismos que realizam fotossíntese como, por exemplo, as algas. - Possuem cor verde em função da presença da clorofila. - São limitados por uma espécie de envelope formado por duas membranas lipoprotéicas. - Possui em seu interior um líquido conhecido como estroma. - Possuem DNA, RNA e ribossomos. Logo, apresentam a capacidade de realizar o processo de sintetização de proteínas, além de multiplicarem-se.
Função dos cloroplastos nas plantas: - Nos cloroplastos ocorrem as reações da fotossíntese.
- Lisossomos: Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. No interior dos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas. Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma).
Funções dos lisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.
Enzimas digestivas dos lisossomos As enzimas digestivas presentes em grande quantidade no interior dos lisossomos, são originadas no retículo