Desenvolvimento humano pela teoria de Henri Wallon
O desenvolvimento humano é composto de uma série de transformações, progressivas e ordenadas, que englobam os aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, do nascimento até a idade adulta, levando o organismo a um aumento do grau de complexidade. Muitos estudiosos da área da Psicologia dedicam-se, há tempos, ao estudo da temática Desenvolvimento Humano. Estudar o desenvolvimento humano é conhecer e entender as características comuns e pertinentes de cada época da vida.
Entre os muitos estudiosos desse tema, como Jean Piaget, Lev Vygotsky e outros, está Henri Wallon.
Henri Wallon nasceu na França em 1879. Em 1902, aos 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior. Cursou também medicina, formando-se em 1908. Viveu num período marcado por forte instabilidade social e política, as duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45). Em 1914 atuou como médico do exército francês. Em 1925 funda um laboratório destinado à pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes. Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta”. O contato com lesões cerebrais de ex-combatentes fez com que revisse posições neurológicas que havia desenvolvido no trabalho com crianças deficientes. Até 1931 atuou como médico de instituições psiquiátricas. Conjuntamente à sua atuação de médico e psiquiatra alicerça-se seu interesse pela psicologia da criança. De 1920 a 1937, é o encarregado de conferências sobre a psicologia da criança na Sorbonne e outras instituições de ensino superior. Inicia um período intenso de produção de livros, todos voltados para a psicologia da criança. Morre aos 83 anos, no dia 1.º de dezembro de 1962 em Paris.
Segundo a teoria de Wallon, podemos entender que, na base orgânica do corpo humano, o Sistema Nervoso, as conexões cerebrais modificam-se à medida que o ser humano relaciona-se socialmente [...], por isso, o ser humano é organicamente social. Cada sujeito