ciencias contabeis
Marcelo Viegas
Fabio Proença
Jossan Batistute
Joenice L D Santos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Traçar o perfil de uma organização bem sucedida é a intenção deste trabalho, abordando em primeiro plano que a empresa precisa decidir antecipadamente sobre questões estratégicas, operacionais e organizacionais, de forma integrada e compartilhada entre as unidades de negócios e com as pessoas que integram a organização.
Além disso, as concepções alternativas de estruturas organizacionais, bem como sobre o investimento no ser humano como forma de criar condições de atender os diversos grupos de interesse que cercam a empresa. Trata-se também do desempenho organizacional e do compromisso com os resultados, das competências essenciais da empresa e das habilidades necessárias ao administrador, os grupos de interesse internos e externos e, ao final, de alguns passos que podem ser seguidos para que a organização seja bem sucedida.
Neste trabalho, o que se quer demonstrar é o perfil de uma organização que, além de tomar decisões estrategicamente, oferece produtos e serviços com valor agregado ao cliente, adota sistemáticas compreensivas e de forma inteligente, com uma estrutura horizontal em contraponto às organizações burocráticas, concebendo a organização como um organismo vivo e dinâmico que requer concepções inovadoras para assim atingir alto desempenho. Entende-se por planejamento como instrumento administrativo, que permite compreender a realidade, avaliar os caminhos, construir um objetivo a ser alcançado. De forma administrativa o planejamento deve estar presente em todas as áreas de uma empresa, mas principalmente nas atividades relacionadas à área financeira, onde o mesmo determinará diretrizes de mudanças numa empresa. Um dos principais focos deve ser a elaboração de um orçamento