desenvolvimento humano II
TATIANA SANTOS DE JESUS
MEIRIJANE MENESES
VIVIANE
O QUE É SER ADOLESCENTE NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO
Salvador
2013
O QUE É SER ADOLESCENTE NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO
Trabalho apresentado à Disciplina de Desenvolvimento Humano II do 4º semestre do curso de psicologia, como requisito de avaliação oficial para o 2º bimestre.
Salvador
2013
Adolescência um período da vida do ser humano que pode ser definido como, transição, da infância para idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis físico, mental e Social.
Alguns autores consideram a adolescência como a fase na qual são elaboradas as concepções que servirão de base para a formação do adulto. No entanto, precisamos reconhecer em que condições isso vem ocorrendo.
Autor este como Calligares que traz algumas contribuições importantes como:
O adolescente delinquente, que é aquele que, ao notar que não conseguiu seu devido reconhecimento no mundo dos adultos, age com ignorância e violência para tentar ser ouvido e chamar atenção: gritando, quebrando coisas, colocando fogo em casas. Para os adultos é uma situação difícil já que não cabe fazer muita coisa a respeito, pois se os ignoram, eles acabam sendo mais delinquentes e sendo mais violentos, pois acham que não estão sendo levados à sério e, se reprimirem demais só manifestaram ao adolescente que seus gestos, não foram devidamente interpretados e estes, acabarão agindo com mais violência novamente. Por outro lado, o autor trata também da delinquência como consequências sexuais. O jovem, não sendo aceito sexualmente aceito como adulto, resolve impor pela conquista mais violenta para tentar ser aceito sexualmente como igual.
O adolescente toxicômano, que é o adolescente dependente de drogas. A droga possui um certo encanto entre os jovens e também uma certeza de satisfação garantida. Já em relação às drogas