Estudo Dirigido Desenvolvimento Humano II
1 – Mecanismos de defesa utilizados por pacientes obsessivo-compulsivo:
DESLOCAMENTO: Esse mecanismo se assemelha ao de substituição, embora não signifique o mesmo processo intrapsíquico. O deslocamento é um mecanismo pelo qual o todo pode ser representado por uma parte ou vice-versa. Igualmente uma ideia ou uma imagem pode ser substituída por outra que está emocionalmente associada a ela. Ex: Se uma mulher teve uma experiência desagradável com um homem de cabelos castanhos ela pode reagir agressivamente contra todos os homens de cabelos castanhos. Esse fenômeno de deslocamento é importante dentro da situação de “transferência”, onde os sentimentos em relação a alguma pessoa do passado do paciente, são deslocados ou transferidos para o psicanalista.
SIMBOLIZAÇÃO: É o mecanismo pelo qual um objeto, aparentemente neutro com certas características, representa outro objeto que tem um aspecto proibitivo para o ego. Os objetos, na linguagem universal, se tornaram símbolos ou substitutos de ideias, sentimentos e tendências. A semelhança entre o símbolo e o objeto simbolizado é geralmente tão pequena ou superficial que a mente consciente não a percebe, ou seja, geralmente o indivíduo não se dá conta do símbolo que empregou. O conhecimento desse mecanismo é importante na interpretação dos sonhos, desenhos, esculturas, artes, escritos, para entender o dinamismo inconsciente do ser humano. Assim, objetos pontudos, altos, alongados, protundentes são símbolos fálicos; objetos recipientes, como abertura, gaveta, bolsa, orifício, são símbolos de genitais femininos.
2 – Para que servem os mecanismos de defesa do ego?
Estratégias inconscientes do Ego para reduzir ou evitar a ansiedade onde os impulsos inaceitáveis são afastados para o inconsciente.
3 – Símbolos através dos quais os adolescentes se inserem na cultura coletiva:
Vestuário, ornamentos, calçados, etc. compõem a moda jovem e são dispositivos de identificação para o adolescente.
4 –