Elementos de Máquinas
1. INTRODUÇÃO
Elementos de máquinas são extremamente importantes em qualquer tipo de equipamento. Sem eles, seria impossível que um determinado equipamento funcionasse de acordo com o seu rendimento e de acordo com a sua devida aplicação ou propósito. Por esse motivo, é preciso que haja uma atenção especial aos equipamentos em geral, para saber qual o elemento de máquina é necessário para que o determinado equipamento funcione adequadamente de acordo com o seu rendimento e aplicação desejados pela sua empresa. Alguns tipos de elementos de máquinas, ditam literalmente o ritmo do equipamento. Um exemplo de elemento extremamente importante para qualquer máquina são as engrenagens, que transmitem a força necessária para que um equipamento consiga impulsionar outro equipamento.
Em alguns casos na mecânica, é preciso que exista um elemento que evite qualquer tipo de vibração e desalinhamento de um eixo que interligue dois equipamentos, para evitar danos maiores e até uma falha generalizada desses componentes. E esse elemento existe e se chama acoplamento. Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo - árvores. É uma conexão ou interação entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro. Para a mecânica e a engenharia mecânica, acoplamentos são usados para unir peças e transmitir potência.
Existem também alguns elementos que por não ditarem o ritmo do seu equipamento, as vezes passam por despercebido pelos mecânicos. Esse é o caso das vedações, que têm como função impedir a passagem de qualquer tipo de fluido para ambientes externos do equipamento, evitando vazamentos e contaminações que possam vir de fora e atingir os equipamentos.
Durante esse trabalho, iremos explicar um pouco mais sobre as engrenagens, acoplamentos e vedações, de uma forma mais clara e objetiva.
2. VEDAÇÕES
2.1. Definição São