Desenvolvimento histórico da educação e da pedagogia no brasil
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
ARARAS
2011
PEDAGOGIA
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL
ARARAS
2011
INTRODUÇÃO
A educação é o princípio para o desenvolvimento de um país, o papel fundamental para construir os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para os indivíduos participarem ativamente da sociedade e da economia. Ela tem evoluído muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito, pois apresenta um nível baixo e falta muito para se atingir o nível ideal.
O desenvolvimento da educação no Brasil vem sendo um erro desde os séculos passados e, que somente com o tempo, aliás, muito tempo será recuperado. Não podemos jogar completamente a culpa no governo atual, afinal, está sendo feito progressos para que isso melhore, mesmo com tal demora os resultados só serão vistos daqui muitos anos talvez quando surgir um governo capaz de continuar os planos atuais ou melhorar.
A Educação no Brasil teve seu inicio no período colonial, marcando as primeiras relações entre Estado e Educação, muitas mudanças ocorreram até chegarmos hoje, observamos que não teve o mesmo incentivo que nas colônias européias na América, e assim fica difícil entender hoje os problemas sem voltar no tempo, e mostrar as rupturas sofridas.
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo, trouxeram um padrão de educação próprio da Europa para substituir o que já existia aqui, e convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não era repressiva como a europeu.
Quando os jesuítas chegaram trouxeram a moral, os costumes e a religiosidade européia e também os métodos pedagógicos que durou 210 anos, quando uma nova ruptura, a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, que tornou a educação um caos, até que a Família Real transfere o Reino para o Novo Mundo-Brasil, a educação continuou a ser secundária e por todo o Império, pouco se