Trabalho Interdisciplinar Individual 2
As propostas curriculares constituem parte significativa da politica educacional. Nesse pressuposto, o artigo ora apresentado faz uma analise sobre a trajetória das propostas elaboradas no Paraná para a Educação Básica, a partir dos anos 80/90 ate a atualidade, destacando o contexto politico-legal e a concepção educacional orientadora das mesmas, com destaque para a dimensão ocupada pelos conteúdos nas respectivas organizações curriculares. O texto discute os principais conceitos que integram as discussões contemporâneas sobre os fundamentos orientadores do currículo, iniciando por um breve contexto histórico, onde enfatiza os momentos de ruptura politica e, marcadamente as mudanças ocorridas na politica curricular e nas suas respectivas orientações curricular. Enfatiza uma compreensão das bases conceituais dos conteúdos estruturantes, por ser este o conceito que fundamenta a organização curricular das diretrizes curriculares para a Educação Básica que estão atualmente sendo implementadas na Rede Estadual de Ensino do Paraná.
Fazendo uma retrospectiva do percurso das politicas curriculares implementadas na Rede Publica Estadual pode-se observar que, a partir dos anos 80, houve uma significativa preocupação com elaboração das mesmas e, consequentemente, com as concepções de educação em que estariam fundamentadas, o que faz com que se possa afirmar que o Paraná possui uma tradição no que se refere a construção de propostas curriculares.
No momento em que esta sendo apresentadas as comunidades educacionais paranaenses Diretrizes Curriculares para a Educação Básica as quais consideram, diferentemente do que propõe a legislação oficial, um currículo organizado a partir dos “conteúdos estruturantes”, e pertinente que os educadores em geral e os estudiosos do tema em especifico, direcionem esforços para entender os pressupostos que referendam tal proposta.
2 desenvolvimento
2.0 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO