2 Etapa ATPS Carolina
ATPS: ETAPA 2
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATPS: ETAPA 2
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
INTRODUÇÃO
Pretendemos com estas observações compreender os tipos de atenção com as quais podemos trabalhar, tanto em clinicas, como no dia a dia, os testes que podem ser ferramentas de grande valor para compreensão do público, bem com o a problemática que estes podem apresentar.
Utilizamos dois textos relacionados à atenção, sendo o primeiro a discussão do conceito de atenção na visão B.F. Skinner e o segundo trata da apresentação do Teste de Atenção por Cancelamento um instrumento neuropsicológico para a avaliação da atenção.
Com este tema podemos compreender a função de um teste não projetivo, que também é indicado além da avaliação de atenção, mas também outros problemas que afetem esta capacidade.
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONCEITO DE “PRESTAR ATENÇÃO” PARA SKINNER E O TESTE DE ATENÇÃO POR CANCELAMENTO
Quando falamos em prestar atenção, possivelmente o que pensamos é em um comportamento, exatamente o que é abordado pela psicologia comportamental e seus autores. O primeiro artigo utilizado como base para o presente trabalho investiga como a noção de “prestar atenção” é tratada na obra de B.F. Skinner.
O fato de que os organismos não respondem a todas as características e estímulos do ambiente levaram a pressupor a existência de algum mecanismo de seleção desses estímulos tradicionalmente chamado de ‘atenção’. De acordo com Skinner, existem duas possibilidades de se interpretar o que popularmente chamamos de “prestar atenção”, primeira um comportamento operante como relações de controle de estímulos e a segunda um comportamento que é mantido por reforço, como uma classe de respostas que clarificam, ou tornam mais eficaz, um estímulo discriminativo. Nos dois casos, o “prestar atenção” é entendido como um processo comportamental, tornando referências a processos