Relatorio
Verificar experimentalmente a validade da lei de Hooke para um sistema de uma mola e para associações de molas.
Resumo Teórico
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada:
No SI, F em newtons, k em e em metros
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
A associação de molas resulta em uma mola equivalente (com uma constante elástica equivalente). A tabela a seguir compara as associações de molas lineares (que obedecem a lei de Hooke) em série e em paralelo:
Duas molas em série
Duas molas em paralelo
Material utilizado
01 fixador metálico (onde será fixada a mola)
01 tripé
01 régua milimetrada
01 fixador metálico com manípulo
01 indicador plástico esquerdo com fixação magnética
01 indicador plástico direto com fixação magnética
02 molas
05 corpos de prova
01 haste fêmea
01 haste macho
Procedimentos
Primeiramente utilizamos todos materiais descritos acima para a montagem do equipamento. Após montado colocamos a primeira mola individual e medimos seu comprimento com a régua milimetrada, depois colocamos um corpo de prova na extremidade da mola, calculando assim a deformação sofrida por ela. Adicionamos mais quatro corpos de prova, medindo as deformações em cada etapa. Repetimos todos os procedimentos para a segunda mola individual, para as duas molas em série e, por fim, para as molas em paralelo.
Determinamos a incerteza do instrumento de medida que utilizamos, incerteza da força peso, incerteza