Desenvolvimento Físico nos três primeiros anos de vida
Neste seminário iremos abordar as etapas do desenvolvimento nos três primeiros anos de vida, as características fundamentais da criança que cresce e se transforma como indivíduo, e se auto afirma em sociedade. O propósito deste resumo é apresentar alguns eventos de grande relevância para o desenvolvimento motor em áreas como maturação biológica, influência do meio ambiente e da família para aquisição de elementos da motricidade.Iremos falar desde a fecundação até os primeiros atos da criança nessa idade.
Estudos sobre o desenvolvimento humano têm recebido atenção desde 1920 (TANI, 1988), mas a primeira hipótese acerca do processo de desenvolvimento, foi a maturacional, relegando a um segundo plano o papel das experiências (GESELL, 1929 apud TANI et al, 1988).
O desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela obtenção de um vasto repertório de movimentos, possibilitando que a criança adquira um amplo domínio dos elementos da motricidade como motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade (ROSA NETO, 2002), a fim de que possam ser utilizadas em suas rotinas cotidianas.Tudo é importante para a criança se desenvolver: jogos, aventuras, vivência com outras crianças, espaço físico natural. Nos últimos anos, mudanças sociais alteraram significativamente a estrutura de vida familiar, transformando radicalmente os hábitos cotidianos, diminuindo a autonomia das crianças e afetando seu desenvolvimento motor. É notório que a possibilidade de ação motora da criança vem diminuindo drasticamente como conseqüência dessa mudança de estilo de vida, bem como suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridas.
Começando pelo nascimento temos etapas importantes que são elas as:Etapas do nascimento, métodos de parto e ambiente para o nascimento.
Nascimento é tanto o inicio quanto o fim: o clímax do que aconteceu a partir do momento da fecundação.