Desenvolvimento Fisico psicologia
O crescimento físico do cérebro antes e depois do nascimento possibilita uma grande explosao de desenvolvimento cognitivo. Por meio de seus movimentos físicos os bebes aprendem onde terminam os seus corpos e onde tudo mais começa.
O desenvolvimento pre-natal existem três fases: germinal, embrionária e fetal, durante essas três fases, o zigoto original unicelular transforma-se em um embrião e depois em um feto. Tanto antes como depois do nascimento o desenvolvimento segue dois princípios fundamentais: O princípio cefalocaudal e princípio próximo-distal . Segundo o princípio cefalocaudal, o desenvolvimento ocorre da cabeça para a cauda. Como o cérebro desenvolve-se muito rapidamente antes do nascimento, a cabeça de um bebê recém-nascido é desproporcionalmente grande. Com 1 ano de idade, o cérebro tem 70% de seu peso adulto, mas o resto do corpo tem apenas de 10 a 20 % do pesoadulto. A cabeça torna-se proporcionalmente menor à medida que a criança cresce em altura e as partes inferiores do corpo desenvolvem-se . Os desenvolvimentos sensorial e motor ocorrem segundo o mesmo princípio: os bebês aprendem a utilizar as partes superiores do corpo antes de utilizar as inferiores. Eles vêem os objetos antes de poderem controlar seu tronco e aprendem a fazer muitas coisas com as mãos muito antes de saberem engatinhar ou andar.
Segundo o princípio próximo-distal (do interior para o exterior), o crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem do centro do corpo para fora. No útero, a cabeça e o tronco desenvolvem-se antes dos braços e das pernas, depois se desenvolvem as mãos e os pés, e depois os dedos de pés e mãos. Durante os primeiros anos de vida, os membros continuam crescendo mais rápido do que as mãos e os pés. De modo análogo, as crianças primeiro desenvolvem a capacidade de utilizar as partes superiores de braços e pernas (que ficam mais próximas ao centro do corpo), depois os antebraços e parte in- ferior das pernas, depois mãos e pés e, por