CIMPOR
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Gestão das Organizações I, do curso de gestão pós-laboral 2013/2014 do Instituto de Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
O objectivo do trabalho era dar a conhecer a empresa Cimpor, nomeadamente, a sua estrutura, estratégia, internacionalização e desenvolvimento sustentável.
Este trabalho foi baseado essencialmente nos sites da Cimpor (Cimpor Portugal (http://www.cimpor-portugal.pt/) e Cimpor Intercement (http://www.cimpor.pt/)).
Empresa
História e Caracterização da CIMPOR
A Cimpor - Cimentos de Portugal, SGPS, SA, fundada em 1976 e com sede em Portugal, está entre os dez maiores grupos cimenteiros a operar no mercado mundial. Portugal, Espanha, CaboVerde, Brasil, Marrocos, Tunísia, Egipto, Turquia, Moçambique, África do Sul, China e Índia são os 12 países em que a Cimpor tem actividade e onde emprega cerca de 8.250 colaboradores de 33 nacionalidades.
Em 20 de Junho de 2012 o grupo empresarial brasileiro Camargo Corrêa anunciou a compra de 94% da Cimpor por 1,5 mil milhões de Euros.
A Caixa Geral de Depósitos já vendeu a participação que detinha na Cimpor à brasileira Camargo Corrêa. A operação rendeu 354,2 milhões de euros. ( redigido por Anabela Campos e Elizabete Tavares, Jornal Expresso Segunda feira, 18 de junho de 2012).
A principal actividade da Cimpor é a produção e comercialização de cimento. As suas 26 fábricas têm actualmente uma capacidade instalada de produção de 36 milhões de toneladas de cimento com clínquer próprio por ano. O grupo Cimpor produz e comercializa também betões, agregados e argamassas, numa óptica de integração vertical dos negócios.
Em termos consolidados, as vendas de cimento e clínquer(cimento numa fase básica de fabrico) da Cimpor atingiram em 2011 27,5 milhões de toneladas, das quais 3,7 milhões de toneladas foram produzidas nas fábricas portuguesas para consumo interno e para exportação.
Em Portugal, a