Principios economia
Escassez: está associada a qualquer sociedade e ela que justifica o estudo da economia. Ela surge do desejo das pessoas por bens e serviços, mas a capacidade de produção de bens e serviços é limitada. Os desejos das pessoas são influentes, mas os recursos não. Necessidades humanas ilimitadasrecursos produtivos limitados. A escassez não pode ser confundida com pobreza, pois essa é a ausência de bens. ,
Economia: É o estudo das relações que se estabelecem na sociedade para utilizar recursos na produção de bens e serviços.
Sistemas econômicos: É o conjunto de características econômicas, políticas e sociais que se estabelecem para que o sistema opere e se mantenha. A economia se opera no campo microeconômico com regras.
1) As empresas precisam ser registradas e autorizadas.
2) Empregos devem ser registrados.
3) O profissional precisa estar ligado ao se conselho.
Economia positiva e economia normativa
Na economia normativa chamada POSITIVA o que importa são os fatos relevantes e uma possível discussão entre duas pessoas, tendo como base este tipo de análise que conduzirá a um convencimento de uma das partes.
Na análise NORMATIVA prevalecem argumentos do tipo filosóficos, ideológicos, e etc. Assim a questão abordada sob este tipo de discussão, certamente não conduzirá a um convencimento. Voltando à análise POSITIVA, se houver um aumento no IPI (10%) (imposto sobre produto industrializado) o grupo que é partidário a este tipo de análise, perguntará de quanto deve ser o aumento do carro popular. Já no outro grupo de análise NORMATIVA, a questão que se colocará é que, se deve haver aumento do carro popular, apesar do aumento do IPI. Como conclusão deve-se reconhecer que para um estudo econômico ser realizado de maneira mais completa é necessário se lançar mão dos dois tipos de abordagem.
Conceitos básicos de economia
Necessidades humanas são infinitas e dirigem-se primeiramente para os chamados bens econômicos (aqueles que têm preço), satisfeito as