Fotografia
Fotografia é uma forma de se criar uma imagem a partir da exposição luminosa em uma superfície fotossensível. Joseph Nicéphore Niépce, foi a primeira pessoa a tirar uma fotografia em 1826.
A câmara escura e uma caixa feita com paredes opacas, que possui um orifício em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, uma superfície fotossensível é colocada. Quanto menor o orifício, mais nítida a imagem ficava, porém, com a diminuição da entrada de luz, a imagem ficava cada vez mais escura.
O daguerreótipo é um equipamento que produz uma imagem fotográfica sem um negativo. Criado em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre, somente em 1839 seu equipamento foi apresentado ao mundo, quando o governo francês declarou o invento como domínio público.
O funcionamento do daguerreótipo se dá da seguinte maneira: uma placa de prata é sensibilizada com vapor de iodo, assim forma o iodeto de prata sobre ela. Com a formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio. O resultado era uma imagem bastante detalhada e com baixo relevo, porem deveria ser hermeticamente fechada e protegida com um cristal para não perder a imagem.
O inglês William Henry Fox Talbot, foi quem desenvolveu o sistema do negativo e do positivo, e chamou de Calotipia. Esse processo permitiu que uma fotografia fosse copiada inúmeras vezes, e foi a base da industrialização da imagem. O próprio Talbot passou a vender suas fotos de paisagem e pontos turísticos da Inglaterra.
O inglês Frederick Scott Archer em 1851 criou o processo de emulsão de colódio úmida, pois estava insatisfeito com a qualidade da imagem produzida pelo daguerreotipo. O processos consistia na utilização de diversos químicos que produziam a imagem com qualidade superior, com mais rapidez e também