Desenvolvimento
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS
GARÇA-SÃO PAULO-BRASIL
2012
INTRODUÇAO
As experiências dos três primeiros anos de vida estão quase totalmente perdidas para nós e, quando tentarmos entrar no pequeno mundo de uma criança, chegamos como estrangeiros que se esqueceram da paisagem e não falam mais a língua nativa. 1- O processo de Nascimento (etapas/métodos de parto)
O nascimento é um trabalho duro, tanto para a mãe quanto para a criança.
As contrações uterinas começam tipicamente 266 dias após a concepção. A mulher talvez sinta essas “falsas” contrações antes, mas poderá reconhecer as “verdadeiras” de acordo com suas regularidades e intensidades.
Existem vários métodos de parto, sendo dois mais utilizados: Natural e Cesariano.
O natural (normal) se divide em três etapas: a) Normalmente 12 horas ou mais, contrações uterinas regulares fazem a cérvix se dilatar ou alargar. b) Dura aproximadamente uma hora e meia, o bebe se desloca pela cérvix em direção ao canal vaginal e termina quando esta totalmente fora do corpo da mãe. c) Dura cerca de 5 a 30 minutos a placenta e o resto do cordão umbilical é expelidos da mãe.
a) b) c)
O cesariano é um procedimento cirúrgico para retirar o bebe do útero através de uma incisão no abdômen.
2- O recém-nascido: avaliação medica e comportamental, reflexos, tamanho, aparência, sistemas corporais, estados de vigília
As primeiras quatro semanas de vida representa a transição, onde o feto que era totalmente sustentado pela mãe, passa a uma vida independente (neonato).
Nos primeiros dias os neonatos perdem ate 10% do peso voltando a recuperar no décimo ao décimo quarto dia de vida, e possuem características distintas como a cabeça grande, e o queixo pouco proeminente (que facilita a amamentação). Os batimentos cardíacos são rápidos e irregulares, e a pressão