Desenvolvimento físico na idade adulta
Com os avanços na saúde e na duração da vida, os limites superiores da meia-idade estão subindo. Em um estudo, jovens adultos em seus 20 anos definiram a meia idade como indo dos 30 aos 55 anos, mas adultos mais velhos de 60 e 70 anos consideravam que os anos intermediários iniciavam-se nos 40 e estendiam-se aos 70 anos.
O significado da meia-idade varia com a saúde, com o gênero, com a etnicidade, com a condição socioeconômica, com a coorte e com a cultura.
Algumas pessoas de meia-idade podem participar de uma maratona; outras ficam sem fôlego ao subir uma escada mais íngreme. Algumas têm uma memória mais aguda do que nunca; outras sentem sua memória começar a falhar. Alguns, como Gandhi, estão no auge da criatividade ou da carreira; outros começaram mais devagar ou chegaram a situações-limite. Outros, ainda, tiram o pó de sonhos há muito guardados ou perseguem novos objetivos.
A meia-idade geralmente é um período movimentado, às vezes estressante. Responsabilidades e papéis que a maioria dos adultos sente-se competente para enfrentar: administrar lares, departamentos ou empresas; lidar com a independência dos filhos; talvez cuidar de pais idosos ou iniciar novas carreiras
A meia-idade é uma época de olhar tanto para frente como para trás, os anos já vividos e os anos que virão.
Mudanças Físicas
Algumas mudanças são resultados do envelhecimento biológico e da constituição genética, mas o acúmulo de fatores comportamentais e de estilo de vida, afetam a probabilidade e o momento de ocorrência das mudanças físicas. A saúde e os hábitos nos anos intermediários influenciam o que acontece nos anos posteriores, isso faz com que muitas pessoas de meia-idade adotem a caminhada, o tênis, a ginástica aeróbica e outras formas de atividade física, tornando- se mais ativas e vindo a colher os benefícios mais tarde enquanto os sedentários perdem o tônus muscular e energia.
Funcionamento Sensório e Psicomotor
Mudanças