Fases da vida
INTRODUÇÃO
Fase do desenvolvimento humano – da infância a velhice As etapas do crescimento e desenvolvimento humano podem ser divididas em quatro grandes fases: Infância, adolescência, idade adulta e velhice.
Infância: (vai do nascimento até 11 anos) Também chamada de fase de crescimento e desenvolvimento por ser nesta fase que o crescimento e desenvolvimento se dão de forma mais acentuada.
Adolescência: Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios.
Idade adulta: É ainda um ser em adaptação entre a adolescência e a maturidade. Nesta fase o individuo já alcança seu pleno desenvolvimento corporal.Algumas características desta fase são:Grande vitalidade, diminuição da exigência calórica, completa-se o crescimento em estatura tanto no homem quanto na mulher.
Velhice: (dos 60 anos até a morte) O envelhecimento é um processo contínuo e gradual que se da através de toda a vida. A forma como o indivíduo envelhece é muito individual e sofre a influência de vários fatores como: genético, cultural, o meio ambiente e os hábitos de saúde, trabalho e laser mantidos ao longo da vida.
FASE DA INFÂNCIA A infância é subdividida em duas fases: Crescimento e Desenvolvimento. O crescimento refere-se ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpóreas, como, por exemplo, peso, altura, perímetro cefálico. Já o Desenvolvimento, refere às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O crescimento termina em determinada idade, quando esta alcança sua maturidade biológica, enquanto que desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência. Vale destacar aqui o quanto é importante à