AS FASES DA VIDA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre as Fases da Vida, fazendo uma abordagem sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento biológico e cultural do ser humano de forma que possamos refletir sobre comportamentos internos e externos de cada ser humano.
CICLO VITAL: As diferentes fases da vida.
O ser humano como os outros seres vivos tem um ciclo vital: nascem, crescem e desenvolvem, tornam-se adultos, envelhecem e morrem. A vida do ser humano é um processo contínuo, no qual todas as experiências positivas ou negativas vividas compõem a sua história.
Na espécie humana a vida inicia quando um espermatozoide se une a um óvulo no interior do corpo da mulher. Com alguns dias, dessa união forma-se o embrião que se fixa ao útero materno. Durante nove meses o embrião se transforma e passa por muitas mudanças. Ele cresce e as estruturas do corpo humano vão sendo formadas. Quando o bebê nasce, uma nova etapa da vida humana se inicia.
A infância é o período compreendido desde o nascimento até cerca de 12 anos. Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais mediadas pela cultura acontecem com a criança. Durante o seu desenvolvimento a criança aprende a engatinhar, andar, falar, ler, escrever e interagir com pessoas além do seu núcleo familiar, dentre outros.
Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios.
A adolescência costuma ir dos doze aos vinte anos de idade e é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por mudanças biológicas e psíquicas nos meninos e mais acentuadas nas meninas. O início da adolescência é o período definido como puberdade.
A faixa etária entre os 16 e 29 anos pode ser chamada de juventude, que é uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.
Na vida adulta a pessoa possui mais autonomia e é capaz de tomar decisões e assumir suas consequências. É