Desenvolvimento Econômico da Europa Oriental
Curso de Relações Internacionais
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA EUROPA ORIENTAL
Ana Cristina
Henrique Daibert de Freitas
Belo Horizonte
2006
ANA CRISTINA
HENRIQUE DAIBERT DE FREITAS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA EUROPA ORIENTAL
O aspecto econômico da Integração dos países do Leste Europeu
Trabalho apresentado à disciplina Integração Internacional, do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Alexandre
Belo Horizonte
2006
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apreender uma análise em relação ao desenvolvimento da economia do leste europeu, principalmente após a dissolução da União Soviética com a busca constante pelos mesmos pela integração econômica com os demais países da Europa Ocidental, se inserindo e se adequando a União Européia. Para se apreender esse estudo empírico-analítico da região, é necessário realizar anteriormente uma recorrência histórica dos fatores que levaram à dissolução dos antigos regimes socialistas.
Contextualização histórica
No arrefecimento da Guerra Fria no ano de 1989, a Europa oriental foi varrida por um vendaval. Em poucos meses, um após o outro, os regimes de partido único do Leste europeu entraram em acelerada decomposição. Sob o impacto de intensas manifestações populares, os regimes comunistas da Polônia, Hungria, Tchecolovaquia, Romênia e Bulgária deixaram a cena substituídos por regimes pluripartidários .Em novembro o muro de Berlim desapareceu; o Comecon e o Pacto de Varsóvia iniciaram um percurso de extinção.A guerra fria havia terminado.
A decomposição do bloco soviético na Europa oriental e a reunificação da Alemanha assinalam o encerramento definitivo da Guerra Fria. A queda do Muro de Berlim é o marco simbólico do fim dessa etapa histórica.
Uma nova