o desenvolvimento econômico e social da Europa
Castigados duramente por conflitos e disputas durante toda sua historia, os países da Europa viram na cooperação econômica uma forma de reestrutura seu país. Como o palco principal da segunda guerra mundial foi a Europa, depois de terminado este conflito vários países apresentavam cidades inteiramente destruídas, principalmente do ponto de vista econômico, pois suas principais potencias industriais estavam praticamente inutilizadas. Além de arrasada economicamente a Europa Ocidental estava diante de uma séria questão política.
O avanço do socialismo e da economia planificada em países da Europa oriental como Albânia e Bulgária que passaram a ser lideradas pela potencia socialista, a União Soviética. Além disso, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação que deram origem a Alemanha Ocidental na porção controlada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França. A Alemanha Oriental estava sob controle da União Soviética.
Diante da fragilidade política e econômica em que a Europa se encontrava após a segunda guerra mundial e levando em conta a sua localização, o governo norte americano resolveu desenvolver um plano para reconstrução do continente europeu com o objetivo de fortalecer diretamente sua economia e conter o avanço do socialismo.
Conflitos: causas, consequências... Na Europa e na América.
EUROPA: diferenças étnicas, linguísticas e religiosas geram alguns dos focos de tensão, como na antiga Iugoslávia (guerras entre croatas e sérvios, guerra da Bósnia e guerra de Kosovo); no Reino Unido (conflito na Irlanda do Norte entre protestantes unionistas e católicos republicanos); na Espanha (separatismo na região basca); na França (movimento de independência na Córsega). Esses conflitos são de povos que pleiteiam a autonomia em territórios que ocupam há séculos.
AMÉRICA: América Latina - A guerrilha na Colômbia, que opõe guerrilheiros de esquerda (membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)