Desenvolvimento econômico da china
Na minha opinião, existem algumas vantagens naturais para que a
China desenvolva uma economia aberta. Em primeiro lugar, a China tem laços naturais com Hong Kong e com Taiwan. Esse é um fator crucial para explicar o sucesso da política de portas abertas
Os Investimentos Diretos Estrangeiros e a tecnologia, trazidos por empresas multinacionais e aplicados em joint ventures contribuíram e impulsionaram o crescimento da economia chinesa no período estudado.
A análise do IDH nos possibilita verificar por meio de dados estatísticos, que não o PIB e a renda per capita, que a China alcançou melhores índices de desenvolvimento na área social, implicando em melhor qualidade de vida para a sua população, apesar de essa melhora não ser uniforme em todo o território do país.
É sabido que o processo de liberalização, no entanto, tende a diminuir as restrições e barreiras ao comércio internacional, diminuindo ou extinguindo o uso de algumas das políticas de comércio citadas. As questões de comércio internacional contam com regras mais flexíveis, estabelecidas e controladas pela OMC e é incumbência dessa organização internacional dirimir as lides e controvérsias advindas do comércio gerado entre os seus países-membros. A China deve ganhar na qualidade de sua produção após sua entrada naquela organização e os outros países devem obter uma competição mais leal, garantida pelos termos acordados no âmbito da OMC. Deng Xiaoping implantou uma abertura comercial que alavancou o comércio exterior da RPC a ponto de o país ter passado de 32ª a 6ª economia no ranking do comércio internacional em menos de 25 anos.
Ao analisar do PIB chinês, podemos verificar o crescimento da economia do