Desenvolvimento econômico da china
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso Superior de Ciências Contábeis
4ª SÉRIE
Desenvolvimento econômico
Atividade de Autodesenvolvimento: Desenvolvimento econômico da china.
Nome: Cristina Ap. Gonçalves de Lima.
RA 4997016866
Taboão da Serra, 07 de Abril de 2014.
Introdução
Conheceremos agora algumas informações sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores, que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.
Passo 1
Para que se compreenda o desenvolvimento econômico chinês e as condições existentes no país para se abrir empresas, faz-se necessário sistematizar o comportamento, nas últimas décadas, de variáveis que possam indicar o grau de desenvolvimento institucional, dado que há uma crescente literatura que destaca a importância do ambiente institucional para o desenvolvimento e crescimento de longo prazo. Nessa visão, as instituições são vistas como as regras do jogo um uma sociedade e o ambiente institucional é determinante fundamental do desempenho econômico de longo prazo, por proporcionar uma estrutura de incentivos propícia para a acumulação de capital físico, acumulação de capital humano, adoção de novas tecnologias e alocação eficiente de recursos.” (Hall; Jones, 1999; Acemoglu; Johnson; Robinson, 2005).
Partindo de um princípio básico de análise das condições institucionais de um país, devemos observar alguns itens, tais como: a sua burocracia, os níveis de corrupção, a legislação e ordem, e o perfil de investimento.
A análise burocrática do país faz-se importante devido aos entraves que surgem para a regularização de uma empresa no país, uma vez que podem causar atrasos e complicações com o sistema legal vigente no Estado. No caso da China, “o país precisa melhorar, caso