Desenvolvimento Econômico da China
Fabiano Luis Francisco – RA 4671916849
Administração – 5° Semestre
Atividade de Autodesenvolvimento
Desenvolvimento Econômico
Professor Tutor: Rogério Scuinsani da Rosa
RIO CLARO – SP
2014
Aula-tema 03
Passo 1: Elabore uma pesquisa sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.
Passo 2: Procure por reportagens que tratem dos dados de competitividade do
Fórum Econômico Mundial e colete dados da China.
Passo 3: Escreva um texto de no máximo uma página sobre o assunto.
Desenvolvimento econômico da China
Após fracassos com um plano de industrialização e reforma agraria e o rompimento com alianças financeiras e tecnológicas, a China já foi um país de baixo índice de desenvolvimento econômico e social.
Com uma taxa de crescimento econômico de quase 9% nos últimos anos a China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo, superando grandes economias mundiais, incluindo o Brasil. Representando atualmente 15% da economia mundial a China é a segunda maior economia do mundo (está logo atrás dos EUA) com um Produto Interno Bruto (PIB) com crescimento de 7,8% nas ultimas décadas.
Direcionada para o comercio externo, a China se tornou um país importante na dinâmica do comercio mundial de bens e serviços. Com baixo custo de mão de obra os produtos chineses tendem a ser mais barato que outros produtos, sendo assim os produtos mais baratos do mundo, esse fato explica o alto índice de exportação do país.
Com incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologias, muitas empresas multi nacionais aproveitam a abertura econômica e introduzem o capital internacional no país instalando filiais, fazendo uso de mão de obra abundante, aproveitando o mercado amplo de