DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PROCESSO DE LIMPEZA E CONDICIONAMENTO DE GRÃOS DE TRIGO
Tecnologia em Alimentos/ Moagem
Prof. Alberto Cavalcanti
Lohana Picolo Carreira de Matos
DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PROCESSO DE LIMPEZA E CONDICIONAMENTO DE GRÃOS DE TRIGO
Campo Mourão
2013
1. INTRODUÇÃO
Para que os cereais tenham melhor utilização na alimentação humana eles são transformados em farinhas através dos processos de moagem úmida ou seca. Estes dois processos nem sempre podem ser empregados na obtenção das farinhas para todos os cereais por causa de características específicas de alguns grãos, como o trigo (AMORIM, 2007).
Alguns conceitos pré-concebidos podem ser quebrado se imaginarmos que a penetração de água nos grãos, não se dá de forma instantânea, fazendo-se necessário o transcurso de determinado tempo para que esta atravesse todas suas camadas de modo que ele absorva um teor acima do recomendado para a obtenção do máximo de rendimento de extração de farinha. Na verdade, algumas etapas do processo parecem ser mesmo imutáveis como á moagem propriamente dita, onde a quebra e a classificação submetem as partículas da farinha a uma movimentação intensa, causando uma “mistura” entre elas, o que provavelmente impediria a obtenção de uma farinha sem formação glúten, porém etapas preliminares como a limpeza dos grãos, podem ser mudadas com o projeto de novos equipamentos baseados em velhos conceitos (AMORIM, 2007).
O desenvolvimento de um processo de limpeza que leve em consideração, por exemplo, a densidade dos componentes de um trigo comercial muito poderia contribuir para tentar reduzir tanto as operações de limpeza quanto seus custos correspondentes, mesmo ciente da grande variação de densidade dos grãos entre espécies de trigo e de suas impurezas. O estabelecimento de tal processo não poderia prescindir também, de um sal ou de uma mistura de sais comestíveis de baixo custo,