pre projeto soja
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DEP. EST. RENÊ BARBOUR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DA SOJA
Barra do Bugres – MT
Abril de 2013
BARBARA FRANÇA DIAS
HELLEN MASAE OSHIRO
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DA SOJA
Projeto da indústria de processamento da soja submetido à avaliação parcial dos projetos: Instalações Agroindustriais, Projeto do Produto e Projeto do Trabalho ministrada pela Prof. Carla Manoela Weber e Prof. Airton José Christ.
Barra do Bugres - MT
Abril de 2013
INTRODUÇÃO
O Estado de Mato Grosso está passando por um grande período de crescimento em todos os seus setores da indústria com destaque para as indústrias agrícolas. A agroindústria seria uma alternativa para os próprios agricultores, sob a ótica de agregação de valor ao produto bruto. E a produção desses produtos primários é à base da economia do nosso Estado, que fornece tanto para o mercado interno como externo. Este projeto tem como foco a agroindústria da soja.
A agroindústria de beneficiamento de soja desenvolvido neste projeto foi elaborada com dados da região de Tangará da Serra - MT devido sua localização ser próxima a de grandes Pólos produtores da matéria prima e sua boa logística de evacuação dos produtos produzidos.
A soja é considerada um alimento a mais de 5.000 anos atrás. O grão foi citado e descrito pelo imperador chinês Shen-nung, considerado o “pai” da agricultura chinesa, que deu início ao cultivo de grãos como alternativa ao abate de animais. Um dos principais indicativos que atestam a importância cultural e nutricional da soja para os chineses é o fato de que já nos anos 200 antes de Cristo (a.C.) o grão era a matéria-prima essencial para a produção do tofu. Além disso, a soja era uma espécie de moeda, porque era vendida à vista ou