Desenvolvimento de políticas públicas no brasil
Assistimos a um vídeo sobre o desenvolvimento cronológico da criação das políticas públicas no Brasil que antecederam a criação do SUS (sistema único de saúde). Tudo começa com a vinda da família real ao Brasil e com ela, muitas doenças advindas da Europa e transmitidas aos nativos que eram desconhecidos desses males e acabavam morrendo. Mostra também a primeira atividade sistêmica de saúde, espaço de circulação de pessoas e saneamento dos portos.
Com a grande leva de imigrantes se fez necessária a criação do CAPS – Caixas de Aposentadorias e Pensões, com o objetivo de dar mais assistência à saúde dos trabalhadores. Esse programa foi um sucesso e em menos de 10 anos já beneficiava 140 mil trabalhadores. Após o CAPS, há o surgimento do IAPs – Instituto de Aposentadoria e Pensões, desta vez com influência do Estado, com o desenvolvimento e aceitação os IAPs se juntaram e formaram o INPs – Instituto Nacional de Previdência Social.
Durante muitos anos, o dinheiro obtido com a previdência foi usado para obras faraônicas como a Usina de Itaipu e a construção de Brasília. Apesar disso, houve uma grande investimento na criação de hospitais com o intuito de tratar melhor as doenças e esquecendo que o gasto com a prevenção e conscientização também são muito importantes.
Com isso, vários profissionais da área da saúde se reuniram e junto com os movimentos que estavam existindo na época para reforma sanitária foram propostas as bases para a então criação do SUS.
Pelo fato de muitos indivíduos não terem acesso a saúde que deveriam, o desenvolvimento das públicas foi no mínimo excludente e o SUS chega para mudar isso, é um sistema revolucionário para o nosso país, apesar de ter diversas falhas tenta ao máximo atender de forma igualitária a todos que necessitam.