O desenvolvimento de políticas públicas de atenção ao idoso no brasil
As ações governamentais em políticas públicas são encarregadas em perceber as necessidades dos idosos para que sejam garantidos seus direitos, seja na saúde, na promoção social, entre outros.
O nosso país vem tentando se organizar para responder a todas as expectativas do idoso devido a grande demanda do envelhecer, garantindo o direito na saúde, no lazer, na interação social, o seu bem estar. A politica nacional do idoso permite que ela seja parte inteiramente da população, com seus direitos garantidos por lei.
Além de idoso ter o direito a saúde, devemos pensar que ele necessita do acolhimento, de um suporte social, um tratamento físico e psicológico.
Existem muitas políticas que estão focalizadas no idoso, mas existem muitas dificuldades para serem efetivas, devido ao desinteresse dos responsáveis por essas políticas, por negligência, corrupção. A população também não tem a conscientização desses direitos, não correm atrás de melhorias, e acaba ficando por isso mesmo.
As principais regulamentações que focalizam o contexto sócio-político da política pública de atenção ao idoso são a lei orgânica da saúde, que defende a preservação da autonomia, integridade física e moral das pessoas, assistência, entre outros. Regulamentação do SUS para responder as crescentes demandas de idosos. O estatuto do idoso foi uma conquista para efetivar os direitos dos idosos, a fim de proteger e dar uma base para reivindicar a atuação de todos nesses direitos, seja a família, sociedade, Estado. E também A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idoso, que busca garantir a atenção adequada e digna para a população idosa brasileira, visando sua