Desenvolvimento de Pessoas
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Psicologia, Organizações e Trabalho II Alunas: Denise Silva; Erica Cristina Rodrigues; Mercia Mayra Meneses; Raquel Barbosa; Tais Fialho.
Reflexões Críticas: Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Recursos Humanos da Universidade de Fortaleza
Este trabalho objetiva expor as reflexões críticas desenvolvidas pelas autoras, sobre o programa de Treinamento e Desenvolvimento realizado pelo setor de Recursos Humanos da Universidade de Fortaleza. Programa este que nos foi a apresentado a partir da visita realizada à organização, no dia 10 de novembro de 2014.
Fortaleza
2014.2
1. Introdução Este texto pretende abordar as experiências adquiridas pelas autoras, a partir da visita realizada ao setor de Recursos Humanos da Universidade de Fortaleza. Visita esta que teve por objetivo principal, conhecer o programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas realizado pela referida Organização. Pretende-se, então, expor os mecanismos e instrumentos utilizados para a execução deste programa, trazendo reflexões relevantes acerca das impressões das autoras em relação à sua condução. Tais reflexões serão realizadas sob a perspectiva dos referenciais teóricos da área organizacional, que abordam a temática em questão.
A motivação inicial para a realização do trabalho foi o fato de ser uma exigência da disciplina de Psicologia, Organização e Trabalho II da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), objetivando-se proporcionar as alunas uma articulação entre a teoria estudada com a prática. É possível perceber o quão enriquecedor é partir de aulas e leituras sobre o programa de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas e, em seguida, conhecer a realidade de uma organização e descobrir como todo o programa desenvolve-se. Assim, a visita foi realizada no setor