jogos populares
Jogos Populares são aqueles jogos que são passados de geração em geração e que marcam determinada sociedade esses jogos propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.
Atualmente esses jogos estão sendo substituídos pela TV, jogos eletrônicos e computadores.
Há algum tempo era muito comum que esses jogos fossem praticados na frente das casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranqüilas.
Existe uma grande quantidade de jogos populares que fizeram e fazem a alegria das crianças nas mais variadas regiões do Brasil embora muitas delas estejam sendo esquecidas.
Jogos Populares
Stop:
A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel caneta ou lápis. Faz-se uma lista ou quadro com um determinado numero de colunas e acima de cada uma coloca-se itens como: nome de pessoa, lugar, animal, cor, marca de carro, artista, fruta, verdura, flor, objeto, filme. Sorteia-se uma letra. Cada participante terá que preencher todos os itens com palavras iniciadas pela letra sorteada.
Quem preencher todos os itens primeiro, grita “Stop” e a rodada acaba. Ninguém pode escrever mais nada. Faz-se então a contagem dos itens preenchidos por cada participante. Cada item preenchido vale 10 pontos. Se mais de um participante tiver colocado a mesma palavra para um determinado item, em vez de 10 só terá 5 pontos cada um. Ganha o jogo quem obtiver maior número de pontos.
Amarelinha: Desse jogo pode participar qualquer número de crianças. Risca-se no chão, com carvão, giz, ou se for na areia, com um pedaço de pau ou telha, uma figura que parece um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. Os quadros terminam com o céu (um círculo). São mais sete casas numeradas. A criança que gritar antes a palavra PRIMEIRA