Jogos Populares
Atualmente podemos encontrar o jogo em diferentes espaços de convivência, e sendo utilizado com diferentes objetivos, e muitos autores defendem sua presença na escola como um importante instrumento de ensino e aprendizagem. Diante disso, surge o seguinte questionamento: Como os jogos populares podem se apresentar como conteúdo de ensino das aulas de Educação Física? Jogos estes que podem ser encontrados nas diferentes partes do mundo, sendo conhecidos e praticados muitas vezes da mesma forma, proporcionando a quem pratica o mesmo sentimento.
Embora o jogo popular seja um conhecimento transmitido por muitas gerações e que se propaga espontaneamente, (no qual a criança pode aprender nas ruas, parques, praças, e diversos espaços públicos), percebemos sua presença na escola, e sendo um saber que foi sendo culturalmente construído pela humanidade, podemos encontrá-lo na escola tanto como conteúdo quanto como estratégia de ensino.
Percebemos que a rua é um dos principais locais em que os jogos são praticados e se perpetuam até os dias de hoje, e embora recebam diferentes denominações, como jogos folclóricos, populares ou tradicionais, podemos entendê-los como sinônimos. Podemos denominar de jogos populares ou tradicionais como sendo elementos que fazem parte da cultura popular de um local, de um povo.
Ao participar dos jogos em grupo a criança pode ou não ser aceita dentro do seu meio, seja na rua, na escola ou em outros lugares de sua convivência, lugar que a criança ao se integrar a esses grupos estabelece relações com as outras, e desenvolve autonomia, pois quando brincam longe de seus pais, tem a possibilidade de tomar decisões, como organização de determinado jogo, escolha de seus parceiros, isso pode acontecer nas diversas atividades lúdicas descritas pelo autor, dentre elas os jogos populares, que ao ser transmitido de uma geração a outra constrói pontes entre passado, presente e futuro.
O