Usando Comandos de Sistema MS-DOS
Uma boa medida que podemos tomar em nossos algorítmos é transmitir ao computador comandos básicos de sistema operacional. E não existe nada mais básico do que comandos de sistemas monotarefas, como por exemplo o DOS.
Saber comandos de sistema pode ajudar fazer grandes coisas com pouco código, como por exemplo, criar ou abrir uma pasta, exibir o horário do sistema, verificar em que sistema operacional o seu programa está rodando, etc.
Para indicar uma linha de comando ao sistema basta usar a função SYSTEM que está na biblioteca padrão de C (stdlib.h) e de C++ (cstdlib).
Esta função deve ser digitada da seguinte maneira: 1° digite o nome da função depois seu argumento entre parênteses. O comando deve ser escrito entre aspas, pois ele é string.
Abaixo estão os comandos mais básicos de DOS. A maioria desses comandos também funciona no konsole do Linux.
Comando=> descrição cd PASTA=> abre uma pasta chdir PASTA abre uma pasta cls limpa a tela color XX mudar a cor da tela. XX é um hexadecimal onde o primeiro número é a cor do fundo e a segunda é a cor da letra. copy ORIGEM DESTINO copia o arquivo de origem para o seu destino. date/t mostra a data do sistema, sem alterá-la. dir exibe uma lista de arquivos e subpastas em diskcopy UNIDADE1 UNIDADE2 copia o conteúdo de um disquete para o outro. md PASTA cria uma pasta mem mostra a memória utilizada e livre do sistema. mkdir PASTA cria uma pasta. pause pausa o programa e solicita o pressionamento de uma tecla para continuar time/t mostra a hora do sistema, sem alterá-la. title NOME define um nome para a janela do prompt. tree mostra a estrutura de pastas de uma unidade de forma gráfica ver mostra a versão do sistema operacional vol mostra o nome e o número de série do volume, caso haja um.
No exemplo abaixo, tem um programa escrito com vários comandos de DOS.
Esse programa fará o seguinte:
Mudará o nome da janela para - EXEMPLO DE COMANDOS.
Mudará a