Barramento
1º
a) Barramento é um caminho de comunicação conectando dois ou mais dispositivos que permitem a interligação entre dispositivos como a CPU, a memória e outros periféricos.
b) No barramento de dados trafega instruções tanto enviadas quanto recebidas. (não existe diferença de instruções e dados).
c) No barramento de endereços trafega o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
d) No barramento de controle trafega informação de controle e temporização e controle a utilização dos demais barramentos.
e) A relação é a quantidade máxima de memória que pode ser endereçada no computador.
f) Quanto mais largo o barramento mais desempenho o sistema operacional vai ter pelo fato que largura do barramento determina a quantidade de informação que vai trafegar por ele simultaneamente.
g) Se a frequência do barramento for alta o desempenho computacional e aumentado se for baixo o desempenho computacional e diminuído.
2º
Os critérios usados para definir o barramento são o tipo, o método de arbitração, a temporização, a largura do barramento e o tipo de transferência de dados. A dois tipos de barramentos o dedicado e o multiplexado, o barramento dedicado usa linhas separadas para dados e endereços, desempenho aumentado, mas é mais caro, já o multiplexado usa linhas compartilhadas, linhas de controle válidas de endereço ou dados a vantagem é que se usam menos linhas a desvantagem é que o controle fica mais complexo e perde desempenho.
3º
Barramento ISA (Industry Standard Architecture):
O ISA foi o primeiro barramento usado em micros PC, é a arquitetura de barramento usada nos PCs XT e AT. A versão usada nos PCs AT é também chamada de barramento AT, e tornou-se um padrão de fato na indústria de computadores.
O barramento ISA é formado pelos slots de 8 e 16 bits existentes nas placas de CPU, além de alguns dos seus circuitos internos. Foi originado no IBM PC, na versão