Desenvolvimento de marcas próprias no brasil
Tradicionalmente, marcas líderes nacionais têm seguido uma estratégia de diferenciação, enquanto as marcas próprias têm se posicionado como mais valor pelo dinheiro ou baixo custo. Para manter a força de uma marca é necessário criar produtos que desenvolvam e sustentem inovações constantemente. Caso contrário, os consumidores não terão uma base de escolha e comparação em relação aos demais. Fato é que as marcas líderes têm encontrado um crescimento acirrado da concorrência, seja pela presença de uma segunda marca forte, algumas vezes até mesmo duas marcas, investindo e ameaçando constantemente a posição de liderança; seja pela participação de marcas de nichos, atuando em estratégias regionais e baseadas em preços, competindo por uma fatia menor do mercado e pelo crescimento das marcas próprias. Sim, o posicionamento estratégico que permite competir em condições de igualdade com as marcas nacionais. Nesse sentido recomenda-se que os supermercados continuem, investindo em qualidade, percepção visual, preço e satisfação do cliente. Aconselha-se que as empresas reconheçam que o momento é agora, e invista na ampliação do portfólio de produtos de marcas próprias, com o objetivo de elevar a participação desse segmento nas grandes redes de supermercados brasileiros, a fim de garantir ao consumidor maior diversidade de produtos, e aumentar o fluxo de clientes ás lojas, com o intuito de melhorar a lealdade, a fidelidade e a conquista de novos consumidores.
DESENVOLVIMENTO
Gestão de Pessoas
Tornou clara a estratégia da empresa, novos mercados, tecnologia intensificada, serviço melhorado ao consumidor, a administração tem o controle direto.
O Grupo Pão de Açúcar tornou-se uma das maiores redes pioneiras no lançamento de marcas próprias. Passaram a atuar com novos nomes fantasia para cada tipo de produto, todos identificados pelo selo Qualitá (toda linha de produto com o selo Qualitá, tende aos mais altos padrões de