Aglomerados subnormais na cidade de joão pessoa
AGLOMERADOS SUBNORMAIS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA: Aspectos e Consequências. Eduardo de Oliveira Nóbrega Filho
Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Aluno Especial da disciplina Centros Históricos e Urbanidades PPGAU/UFPB.
Jakeline Silva dos Santos
Arquiteta e Urbanista formado pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFPB.
RESUMO A dinâmica da habitação social é fruto das imensas diferenças socioeconômicas presentes historicamente no Brasil, configurando um dos principais desafios enfrentados pelos gestores de todo o País. Em João Pessoa a questão habitacional tem apresentado significativa importância no tocante às ações institucionais por parte da prefeitura municipal, no entanto, diante do enorme déficit habitacional a questão da moradia popular urge por soluções em larga escala, por caracterizar um grave problema urbano. As recentes ações voltadas à moradia na cidade de João pessoa demonstram que o processo de mudança, embora ainda muito tímido, da mentalidade e de ações dos agentes definidores das políticas públicas na área habitacional ainda está em construção. A gestão municipal busca garantir a efetivação do direito à moradia e o resgate da cidadania, no entanto, há necessidade de aprimoramento da gestão, de modo a adotar uma visão estratégica, superando os limites organizacionais, técnicos e políticos que tanto dificultam a implementação das políticas públicas. O presente artigo faz um panorama geral da habitação popular em João Pessoa, abordando suas causas e consequências.
Palavras-chave: Habitação social, moradia, políticas públicas.
ABSTRACT
The dynamics of social housing is the result of the immense socioeconomic differences present historically in Brazil, setting up one of the main challenges faced by