Desenvolvimento de Marcas Próprias no Brasil
A competitividade constitui o foco das preocupações empresariais neste final de século.
A fim de enfrentarem um ambiente crescentemente competitivo, as organizações sentem-se pressionadas a promoverem mudanças estratégicas em ritmo cada vez mais acelerado. Neste contexto, a mudança organizacional configura-se não como fenómeno excepcional, mas como rotina, muitas vezes de difícil assimilação, no universo organizacional. A transformação organizacional deve ser entendida além dos chamados processos de planejamento de mudança, é necessário reconhecer três tipos de forças que podem provocar a mudança: a relação entre as organizações e os seus ambientes; o crescimento por meio de estágios do ciclo de vida; e o exercício da política, a constante luta pelo poder. Todos eles podem ocorrer à margem das intenções estratégicas e objetivos oficiais, obrigando a organização a se manter em contínuo movimento.
1 DESENVOLVIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS
Mudanças implementadas pelo Grupo Pão de Açúcar
Como muitas organizações da atualidade que não conseguem enxergar e superar suas fraquezas, o Pão de Açúcar percebe sua fraqueza ao se deparar com um período de recessão com taxas de juros de 40% ao ano e retração da demanda. Agora era o momento de despertar do sonho e sono profundo, pois a consequência imediata deste cenário foi uma grave crise de liquidez. Era o momento de renascer das cinzas.
A empresa estava tornando-se um enorme elefante branco carrregando o peso de sua estrutura e processos de gestão incontroláveis. Dá-se início ao processo de reestruturação o qual teve como objetivo