Desenvolvimento de lideres
O trabalho vem apresentar a importância da qualidade de vida no trabalho relacionando as doenças ocupacionais e prevenções de doenças para um melhor desempenho do colaborador na organização, as doenças ocupacionais refletem diretamente na organização, um colaborador satisfeito com condições para o trabalho de acordo com as exigências da PCMSO (programa de controle medico de saúde ocupacional) garante de uma boa saúde e disposição para exercer suas atividades.
O QUE É DOENÇA OCUPACIONAL
Doença ocupacional é a alteração na saúde física ou mental do trabalhador provocada por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva ou equipamento de proteção individual. Algumas medidas administrativas também são utilizadas para minimizar os riscos.
O QUE É QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida no trabalho, hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações onde são destacados aspectos importantes, como por exemplo o bem estar do trabalhador, a qualidade de vida vem incorporar algumas preferências e necessidades do individuo nos sistemas organizacionais, buscando torna-los mais satisfeitos e motivados no seu ambiente de trabalho. Pois a insatisfação pode refletir imediatamente na organização causando prejuízos.
AS DOENÇAS OCUPACIONAIS MAIS COMUNS
As doenças ocupacionais mais comuns são as de ocorrência por esforço repetitivo, essas doenças são decorrentes a exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve podendo até causar afastamentos temporários, repetitivos ou ate mesmo definitivos. Os tipos mais comuns são as lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomoleculares