DESENVOLVIMENTO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO APÓS IMPACTO PARA AVALIAÇÃO DE
LAMINADOS COMPÓSITOS SÓLIDOS PRÉ-DANIFICADOS
Souza, Felipe S.1(IC); Canto, Rodrigo B.1(O); Saracura, Rafael G. M.1 2(IC); Tarpani, José R.2(C) souzafelipesantos@gmail.com; rbcanto@ufscar.br; rafaelsaracura@gmail.com; rjrpan@sc.usp.br
1
Departamento de Engenharia de Materiais
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luís, km 235
CEP 13565-905 – São Carlos – SP – Brasil
Escola de Engenharia de São Carlos
Universidade de São Paulo
Av. Trabalhador São-carlense, 400
CEP 13566-590 – São Carlos – SP – Brasil
2
Resultados
Introdução
Os laminados compósitos de matriz termoplástica estão entre os mais promissores materiais a serem utilizados pela indústria aeronáutica na substituição das ligas metálicas e das resinas termorrígidas mais tradicionais.
Desenvolvimento de um dispositivo para ensaios de Tração Após Impacto (TAI)
Projeto - CAD
Dimensionamento - EF
Ensaio de verificação
Aeronave Boeing 787
Exemplo de desenvolvimento e utilização de materiais compósitos de fibra de carbono Nas aplicações aeronáuticas, eventos de impacto por objetos externos devem ser considerados, tanto com a aeronave em solo quanto em voo. Para analisar os efeitos destes eventos o ensaio de Compressão Após Impacto (CAI) é atualmente o método normatizado mais empregado para determinar a resistência mecânica residual de laminados compósitos planos prédanificados. Por outro lado, a técnica de Correlação de Imagens Digitais (CID) é uma ferramenta importante para auxiliar na quantificação do dano, pois possibilita a obtenção de campos de deformação em superfícies planas.
Porém, a aplicação da técnica de CID nos ensaios de CAI é limitada pela ocorrência de deformações fora do plano e microflambagem das lâminas.
Dessa forma, novos ensaios denominados de Tração Após Impacto (TAI) são propostos como forma de viabilizar a utilização da técnica de CID.
Ensaio em corpo de