Mecanica
Primeiramente temos que entender que a força de tração é a força aplicada a um corpo através de fios ou cordas. O ensaio de tração é considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistência dos materiais, pois é de fácil execução e reprodução, e é muito importante no desenvolvimento das peças. Conhecendo a força que será aplicada e a elasticidade da peça, pode-se determinar o dimensionamento correto para a sua função. Este ensaio é feito em uma máquina universal de ensaios que aplica esforços crescentes no corpo de prova, com as medidas de deformação sendo analisadas em um aparelho à parte.
Propriedades e Resultado do Ensaio de Tração
Com o ensaio de tração, obtemos algumas propriedades, como:
Elasticidade: Também conhecido como módulo de Young, representa o quanto o material suporta a deformação elástica. Essa propriedade é relativa, pois em certos momentos será preciso usar uma peça com alto grau de elasticidade e em outros casos não. A deformação elástica não é permanente.
Escoamento: Representa a força máxima que pode ser aplicada de modo que provoque apenas a deformação elástica no material.
Limite de Resistência: Corresponde à máxima tensão que o material suporta sem romper-se. Quanto maior a resistência mais forte a peça é, essa propriedade é diretamente proporcional.
Modulo de Resiliência: Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Os materiais resilientes são aqueles que possuem limite de escoamento elevado e módulo de elasticidade pequeno.
Limite de Ruptura: É a tensão aplicada no corpo quando ocorre a fratura. o limite de ruptura é inferior ao limite de resistência, porque quanto maior a resistência, menor o limite de ruptura.
Alongamento Total: É a medida de quanto o corpo se deformou até se romper. O alongamento do corpo de prova pode ser medido em qualquer etapa do ensaio.
Estricção: É a propriedade que determina o quanto a peça será deformada reduzindo