Saneamento ambiental
É o conjunto operacional da Saúde Ambiental, engloba todas as ações isoladas ou em conjunto, destinadas a assegurar a saúde no contexto ambiental.
Abrange um conjunto de ações destinadas a tornar e manter o ambiente em que vivemos favorável a saúde e ao bem-estar das pessoas, como abastecimento publico de água potável, coleta, afastamento e tratamento de esgotos, limpeza urbana, coleta e disposição de lixo e drenagem de águas pluviais.
São conjuntos de medidas que visam a preservação ou a alteração das condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir a doença e promover a saúde.
Classificação
Saneamento básico – Relacionado com a preservação e controle de doenças transmissíveis.
Saneamento especifico – Dirigido para o controle situações de desequilíbrio originadas pelo progresso material das sociedades.
As atividades de saneamento do ambiente estão diretamente relacionadas com os elementos básicos que constituem o ambiente humano, como ar, água, alimentos, etc.
Englobam
Sistema de abastecimento de água potável, incluindo os processos específicos de captação, adução, tratamento e distribuição, bem como as operações especificas de controle e vigilância.
Sistemas de esgotos de água residuais, urbanas e industriais, incluindo a drenagem e depuração.
Sistemas de remoção de resíduos sólidos (lixos), em zonas urbanas e rurais, incluindo a sua recolha e transformação, bem como as atividades de controle e vigilância destas operações.
Medidas de prevenção e controle da poluição de águas superficiais (fluviais e marinhas) e subterrâneas.
Medidas de prevenção e controle da poluição atmosférica (gazes, poeiras, etc.).
Medidas de prevenção e controle da poluição acústica.
Medidas de prevenção e combate contra roedores, insetos e plantas nocivas.
Salubridade das habitações, escolas, locais de concentração de pessoas em geral (aquecimento, iluminação, ventilação), espaços de lazer (piscinas, praias, parques).
Medidas