Saneamento ambiental
EDILENE LIMA
EDVAIR FERNANDES
JOILSON SANTOS COSTA
TATIANNE NAVARRO
PROJETO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
Gestão de resíduos sólidos no bairro São Cristovão
Salvador – BA
2012
EDILENE LIMA
EDVAIR FERNANDES
JOILSON SANTOS COSTA
TATIANNE NAVARRO
Gestão de resíduos sólidos no Bairro São Cristovão
Trabalho da 2ª unidade da disciplina Saneamento ambiental, como requisito parcial para obtenção de aprovação. Orientador (a): Prof.ª Clélia Nobre de Oliveira
SALVADOR
2012
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
OBJETIVO
METODOLOGIA
ASPECTO DO SANEAMENTO E RESPECTIVOS IMPACTOS
ALTERNATIVA DE INTERVENÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
SALVADOR
2012
1. APRESENTAÇÃO
A gestão de resíduos sólidos se tornou indispensável ao nosso cotidiano, principalmente, nos dias atuais, onde temos uma grande demanda para tudo que é produzido e, ao mesmo tempo, descartamos determinados produtos com muita facilidade. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade consumista e influenciada pelo modismo. Este fato é muito bem aproveitado pelos produtores, que visando o próprio lucro e usando a mídia como vitrine, estão sempre lançando novas versões, muitas vezes pouco diferente da existente e acabamos nos desfazendo do que temos, mesmo que ainda estejam em perfeitas condições de uso, para termos as últimas gerações.
Ligado a isso, podemos perceber que a Cidade de Salvador ainda carece de serviços associados a resíduos sólidos e a população não tem educação ambiental para lhe dar com os problemas e diminuir ou quando for gerado dar a devida disposição final aos resíduos. A coleta seletiva é uma importante ferramenta que deve ser implantada em todos os bairros, pois visa à separação dos resíduos e disposição adequada de cada um deles, essa é uma forma simples e eficiente de resolver os problemas.
A NBR 10004/2004 classifica os resíduos em duas classes. Os resíduos de