saneamento ambiental
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE ENG. CIVIL
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES TEIXEIRA MOREIRA
SANEAMENTO AMBIENTAL
Clarissa Chves
TERESINA – PI
JUNHO DE 2014.
Durante a palestra sobre Saneamento Ambiental ministrada pelo Dr em Saneamento Ambiental Cleto Augusto Baratta Monteiro foram apresentados alguns conhecimentos gerais sobre a área de saneamento, bem como foram mostradas as diversas áreas de atuação de um engenheiro formado em Saneamento Ambiental.
Esse tecnólogo atuará na área que diz respeito ao saneamento básico, construindo sistemas e redes de agua, esgoto, lixo industrial e doméstico, mas buscando sempre a preservação do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. Para isso, o engenheiro precisa possuir solida formação acadêmica e elevada competência técnica cientifica.
Existem algumas atividades e ações comuns para o saneamento ambiental, sendo elas: dispositivos e caracterização ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais, capacidade de síntese e visão analítica do contexto ambiental, intervenção nos processos que podem afetar a qualidade de vida, utilização de recursos naturais de forma sustentável e monitoramento, controle, manutenção e recuperação de qualidade ambiental. Ou seja, um profissional especializado em Saneamento Ambiental poderá estará apto a desempenhar tais atividades.
Os setores nos quais um especialista em Saneamento Ambiental pode atuar são vários, sendo eles: Agrobusiness, consultoria e pericia, ONGs, industrial, comercial e prestação de serviços. Nesses 3 últimos, é possível desenvolver inúmeros tipos de tarefas, como aquelas relacionadas a análise de riscos ambientais, avaliação de passivos ambientais, biorremediação, controle de qualidade ambiental, consultorias, controle de poluição atmosféricas, energias renováveis, entre outras.