Amensalismo
O amensalismo, também conhecido como antibiose, é um tipo de interação desarmônica na qual indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o crescimento e desenvolvimento de outras espécies.
Chamamos de espécie inibidora aquela que consiste em indivíduos que secretam ou expelem substâncias que inibem o crescimento de outras espécies. Exemplo: Fungos que produzem antibióticos.
E chamamos de espécie amensal, aquela que é representada por indivíduos que são impedidos, devido a alguma substância, de se desenvolverem e reproduzirem. Exemplo: Bactérias não conseguem sobreviver em ambientes contendo antibiótico que é produzido pelos fungos.
Exemplos de relações de Amensalismo
Maré vermelha: Em situações favoráveis de temperatura, densidade e pressão, certos microrganismos conseguem se proliferar rapidamente, se dividindo em vários, espalhando-se pelo mar em pouco tempo. A água do mar torna-se avermelhada devido a esses microrganismos denominados dinoflagelados, pertencente ao grupo das microalgas (pirrófitas) que possuem pigmentos de coloração avermelhada.
A denominação dinoflagelados é devido a presença de dois pequenos flagelos nesses microrganismos. Além dos dinoflagelados, existem várias outras espécies de microalgas pirrófitas que em aglomeração expelem substâncias e deixam a água do mar alaranjada, amarela e também marrom. A concentração das substâncias produzidas por esses microrganismos é altamente tóxica para muitos seres marinhos, causando a morte de peixes, mamíferos marinhos, entre outros.
Fungos: Os fungos são organismos heterotróficos e são responsáveis pela produção de antibiótico, que é uma substância que interfere o desenvolvimento de alguns microrganismos, inibindo seus metabolismos ou matando. O antibiótico mais antigo é a penicilina, produzido pelo fungo Penicillium notatum e tem efeito letal sobre as bactérias.
Eucalipto: O eucalipto é uma planta de origem australiana e tem facilidade em
se