155593560302
907 palavras
4 páginas
Trabalho de Biologia – EcologiaRelações Ecológicas
Maré vermelha - Algas(+) e espécies de animais marinhos(-)
Amensalismo. Fenômeno causado pelas algas marinhas planctônicas dinoflageladas Gonyaulax, do tipo Pirrófitas, que em ambiente favorável, se proliferam e liberam uma substância tóxica, que se concentra em manchas vermelhas no oceano, causando a morte de diversas espécies de animais marinhos.
Formiga(+) e Fungos(+)
Mutualismo , no mutualismo ambas as partes se beneficiam, neste caso as formigas ganham alimento cultivando o fungo e o fungo ganha abrigo. Este tipo de mutualismo é chamado Mutualismo Defensivo: Envolve uma espécie que recebe comida ou abrigo de seu parceiro mútuo em troca de proteger seu parceiro contra herbívoros, predadores ou parasitas.
Mosquito (+) e o Ser Humano (-)
Parasitismo. O mosquito no caso é um ectoparasita (externo), e também fazem parasitismo os carrapatos, piolhos. existem também os endoparasitas, que são os vermes, como a solitária e a lombriga...
Tubarão (0) e Peixe Piloto (+)
Comensalismo. Sabemos que trata-se de uma relação ecológica harmônica interespecífica, onde o peixe piloto alimenta-se dos restos que escapam da boca grande do tubarão.
Tubarão (0) e Rêmora (+)
Comensalismo. A rêmora é um peixe ósseo que apresenta a nadadeira dorsal transformada em ventosa, com a qual se fixa ao corpo do tubarão. A rêmora além de ser transportada pelo tubarão, aproveita os restos de sua alimentação. O tubarão não é prejudicado, pois o peso da rêmora é insignificante. Os alimentos ingeridos pela rêmora correspondem aos desprezados pelo tubarão.
Vacas (0) e Garças (+)
Comensalismo. As garças se alimentam de insetos que ficam expostos à predaçao quando a vaca se movimenta.
Urubu (+) e Recém- Morto (0)
Sinfilia. se alimentando de bicho recém-morto, somente ele se beneficia (comendo o corpo do outro), pois o outro ja esta morto.
Abelha (+) Flor (+) - Mutualismo.
Existe uma relação entre esses