Desenvolvimento das cidades
Docentes: : A. Mazembe e D. Macucule Discente : Sonal Jadav
Introdução
Este trabalho tem como objectivo falar da Cidade, no que diz respeito aos seu respectivo conceito
Cidade - É uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal.Ou :Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infra-estrutura, organização, serviços de transporte, etc.), pela concentração de actividades económicas dos sectores secundário e terciário, etc. As actividades primárias (agricultura, pecuária) são destinadas à zona rural.E mais:Cidade - meio geográfico e social caracterizado por uma forte concentração populacional que cria uma rede orgânica de troca de serviços (administrativos, comerciais, profissionais, educacionais e culturais)
Historial
As primeiras cidades surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egipto e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2500 a.C., no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1500 a. C., na China.
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o factor económico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufactura de todas as espécies de armas e ferramentas.
Agricultura, trabalho colectivo e cidade
As enchentes periódicas dos rios deixavam nas margens uma camada de húmus que favorecia a produtividade da terra. Entretanto, os rios que fertilizavam o solo e serviam de acesso às fontes de matérias primas precisavam ser drenados e controlados, o que demandava a cooperação entre os homens.
A abertura de canais de irrigação, a drenagem de pântanos, a construção